top of page

WARM UP

  • Foto do escritor: Grupo M
    Grupo M
  • 17 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

BAIRRO ESTRELLA D'OURO


Estrella d’Ouro é uma vila operária lisboeta localizada na freguesia de São Vicente, projectada em 1907 pelo arquiteto Norte Júnior por encomenda de Agapito Serra Fernandes.


ENTREVISTAS NO TERRENO


- Reprodução recorrente do motivo da estrela relacionada com o nome do bairro: nas pedras dos passeios, no ferro forjado da galeria, painéis de azulejos.

- D. Anita, há 35 anos dona de drogaria/perfumaria junto do Bairro Estrela D’ouro, onde reside. Destaca o problema do alojamento local, uma situação que na sua opinião, destrói a comunidade e as relações de proximidade entre vizinhos. Devido ao cada vez maior número de turistas, D. Anita perdeu 90% dos seus clientes

- 1100 euros mensais é o valor de renda de um T1 no bairro, tornando-o inabitável para famílias e para jovens.

- No miradouro de Nossa Senhora do Monte querem construir um hotel de 6 andares - o que iria esconder a paisagem e deteriorar o espaço - contou-nos uma outra moradora, com desagrado acrescentando que “o arquiteto é primo do Medina” mas que têm uma petição já com mais de 7000 assinaturas.

- D. Isabel, também moradora do bairro alerta para a falta de condições e de estacionamento e reduzida dimensão das habitações, o que as torna pouco viáveis para famílias com crianças. Mostra-se ainda descontente com a perda de sentido de comunidade.

- Várias recomendações para que entrássemos em contacto com a D. Ana.

- Observámos a partilha de ingredientes entre vizinhos durante a preparação do almoço.

- Senhor da porta 3 culpa os hostes da inexistência de famílias a morar no bairro.

- Senhora da Eslováquia que vive no bairro há cerca de 5/6 anos contou-nos que a relação entre vizinhos é de simpatia, mas gostaria que fosse mais próxima, algo que pensa que talvez fosse possível através da organização de jantares e convivios. Uma vez que a maior parte dos moradores são pessoas idosas que vivem sozinhas, tornam-se alvos fáceis para assaltos, que têm sido. recorrentes. Comentou ainda o preço excessivo das rendas.

댓글


bottom of page